-

Um país de extraordinária riqueza histórica e cultural.

A Jordânia está localizada no Oriente Médio e abriga Petra, também conhecida como "cidade rosa" ou "cidade encravada na pedra". A atração está localizada a poucas horas da capital, Amã, e foi fundada em aproximadamente 312 a.C. pelos nabateus, uma tribo nômade árabe. Considerado um dos países mais conciliadores e moderados da região, a Jordânia incentiva o turismo em seu território, que além de Petra, possui vários outros sítios arqueológicos como o anfiteatro romano, as ruínas antigas de Jerash, a cidadela de Amã, onde encontramos vestígios de várias culturas, o mapa da Terra Sagrada e o Rio Jordão, onde Cristo foi batizado por João Batista.

LOCALIZAÇÃO

População: 7.504.812 | Fuso horário: +5:00 | Localização: Oriente Médio

camera

FOTOS DO DESTINO

videoVÍDEO DO DESTINO

PACOTE PROMOCIONAL

PRINCIPAIS CIDADES | Jordânia

pontos-turisticos

Amã

Capital e maior cidade da Jordânia, Amã, conhecida como "a cidade branca", é uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo, já foi habitada por muitas civilizações desde 8.500 a.c. Construída originalmente sobre sete colinas, a cidade é acolhedora e representa um ponto de equilíbrio, sensatez e paz na região do Oriente Médio. Turistas maravilham-se ao perambular pelas ruas e descobrir as pequenas lojas de roupas e artesanato encrustadas em ruelas e avenidas. Entre as atrações turísticas estão o Teatro Romano, que data do século II, o monte Jebel al-Qala'a, o mais alto da capital, as colunas do Templo de Hércules e a Cidadela.



Jerash

Jerash ou Gérasa é uma cidade jordaniana localizada a 48 km ao norte de Amã em um vale entre as montanhas de Gilead, hoje considerado o maior sítio arqueológico mais bem-preservado da arquitetura romana fora da Itália. Visitar Jerash é adentrar um túnel do tempo que irá lhe conduzir a 2.000 anos no passado. Mesmo com a influência romana, há traços do império greco-romano. Hoje, Jerash, é o segundo destino mais visitado na Jordânia, após Petra. De acordo com registros bíblicos, foi naquela região que, durante sua visita, Jesus exorcizou um geraseno, fazendo um milagre que impressionou a todos.



Petra

Muita gente não sabe, mas um dos cenários mais antológicos usados nas filmagens de "Indiana Jones e a Última Cruzada" foi Tesouro, um monumental templo em estilo helênico esculpido em um penhasco de 40 metros de altura, localizado em Petra, um dia conhecida como "cidade perdida" e, hoje, chamada de "cidade rosa", devido a cor das suas rochas. O monumento data de milhares de anos e é hoje a principal atração turística da Jordânia, além de ter sido considerado uma das sete maravilhas do mundo, ao lado do Cristo Redentor, em 2007. Para desbravar os detalhes e o fascínio de Petra em seus 5,2 km quadrados de extensão, é preciso reservar pelo menos dois dias no local.



Aqaba

Aqaba, Acaba ou, ainda, Ayla, é uma cidade costeira ao extremo sul da Jordânia, capital da província jordana homônima. Com localização estratégica, possui o único porto marítimo do país e turisticamente é conhecida pelo seu balneário de mergulho e praia, bem como seus hotéis de luxo, destinados a visitantes que buscam as emoções do esporte aquático. Os cafés oferecem mansaf, knafeh e baclavá, pratos típicos da região. O Banho Turco, ou hamam, conhecido no ocidente como sauna a vapor, é muito popular entre os residentes e turistas. Outras atrações locais incluem Wadi Rum, o Museu Arqueológico de Aqabae o Edifício Aqaba. Quem quiser passar um dia agradável na praia pode visitar o Berenice Beach Club, que possui boa estrutura, bar e restaurante, a um preço convidativo.



Ajlun

Ajlun é uma cidade no norte da Jordânia e famosa por abrigar impressionantes ruínas de uma fortaleza do século XII, que hoje é conhecido como a Fortaleza de Ajlun. É uma cidade montanhosa e tem uma população de mais de 130 mil habitantes, difundidos em 27 aldeias e vilas. A população de Ajlun é composta principalmente das seguintes tribos: Al-Sharee, Almomani, Alsmadi. O sítio arqueológico é muito popular para turistas.



Madaba

A pouco mais de 30 km de Amã, capital da Jordânia, está Madaba, a "Cidade dos Mosaicos", um dos locais mais memoráveis para se visitar ​​na Terra Santa. A própria estrada que leva a esta cidade possui no mínimo 5.000 anos. Para se ter uma ideia de como os mosaicos possuem uma importância histórica crucial nesta cidade, o Mapa de Mosaico de Madaba cobre o chão da Igreja Grega Ortodoxa de São Jorge, que está localizada a noroeste do centro da cidade. Outras obras-primas em mosaico podem ser apreciadas na Igreja da Virgem e dos Apóstolos e no Museu Arqueológico, com grande profusão de flores e plantas, aves e peixes, animais e bestas exóticas, além de cenas mitológicas. Além das igrejas, é comum encontrarmos centenas de outros mosaicos dos séculos V a VII espalhados pelas casas de Madaba.





CALENDÁRIO DE FESTAS E EVENTOS

MaioDia da Independência
JunhoInício do Ramadã