-

O país dos extremos naturais e da vibrante diversidade cultural.

Famoso por sua diversidade, o Marrocos está localizado no extremo noroeste da África, fazendo divisa com a Espanha pelo estreito de Gibraltar, ao norte, a apenas 14 km da Europa. Imagine um país onde você pode experimentar os extremos - visitar desertos, dunas e montanhas, sentir calor e frio, esquiar, conhecer animais exóticos em parques naturais e vislumbrar uma arquitetura exuberante que inclui palácios, museus e monumentos seculares. O Marrocos é tudo isto e muito mais!

LOCALIZAÇÃO

População: 33.492.909 | Fuso horário: +4:00 | Localização: África

camera

FOTOS DO DESTINO

videoVÍDEO DO DESTINO

PACOTE PROMOCIONAL

PRINCIPAIS CIDADES | Marrocos

pontos-turisticos

Marrakech

Marrakech ou "cidade vermelha, devido à coloração dos seus prédios, é também conhecida como a "pérola do sul", sendo a quarta maior cidade do Marrocos. Versos de "Qualquer coisa", canção antológica de Caetano Veloso, já faziam alusão a ela, que hoje representa um importante centro cultural, religioso e comercial naquela região da África. O turista que quiser vivenciar o exótico irá se surpreender com a parte antiga da cidade, que possui muralhas e ruas cravejadas de lojas e camelôs, onde se acha de tudo. Gueliz, um bairro chique da cidade, abriga o que há de mais elegante e os melhores hotéis. É possível programar passeios à costa, aos picos nevados do Atlas ou até dormir no deserto sob a luz das estrelas.



Rabat

Localizada na costa do Atlântico, a capital do Marrocos é conhecida como Rabat, Rabá ou Rebate. Embora não seja tão famosa quanto outros destinos turísticos do Marrocos como Casablanca e Marrakech, a cidade possui vários locais que hoje estão na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, tais quais a Ville Nouvelle, que foi edificada no início do Protetorado Francês de Marrocos, a Casbá dos Oudaias, o jardim de Essais, os sítios arqueológicos de Chellah, a Mesquita Hassan, o mausoléu de Mohammed e o Castelo dos Oudaiascom vista para a foz do rio Bu Regreg.



Casablanca

Casablanca é a maior cidade do Marrocos e uma das maiores do norte da África. É título de um dos filmes homônimos mais celebrados de toda a história do cinema, onde estrelaram Ingrid Bergman e Humphrey Bogart, e cuja estória versa sobre a II Grande Guerra. Ocupada pelos franceses em 1907, responsáveis por promover o seu desenvolvimento, Marrocos ficou independente da França somente em 1956 e, hoje, representa o terceiro maior destino turístico do país, com atrações que incluem o Parque da Liga Árabe e Parque Yasmina, o Museu da Villa des Arts, a Nova Medina com as suas lojas de artesanato, o Palácio da Justiça inspirado na cultura árabe-andaluza e os seus festivais anuais, famosos internacionalmente.



Fez

Uma das novelas de maior sucesso da TV brasileira, "O Clone", foi filmada em Fez, localizada a apenas 87 km de Casablanca. Esta cidade foi fundada em 808 d.c. por Idrís II, chegando a ser a capital de Marrocos por vários períodos. Fez ainda abriga a Universidade de Karueein, considerada a mais antiga universidade do mundo ainda em funcionamento. Lá encontra-se também a Mesquita de Qarawiyyin ou Karueein, a maior e a mais velha mesquita de toda a África. Quando visitar esta exótica cidade, permita-se vagar e perder-se pelas suas ruelas, que mais parecem labirintos, com seus mercados de roupas, cerâmicas, tapeçaria, artesanato e alimentação.



Ouarzazate

Ouarzazate está localizada ao sul de Marrocos e foi apelidada de "porta do deserto". Está encrustada em uma região de transição entre as montanhas do Atlas e o deserto do Saara. Conhecida internacionalmente por ter abrigado a cenografia e os elencos de vários filmes famosos, como Lawrence da Arábia, A múmia, A Jóia do Nilo e A última tentação de Cristo, entre muitos outros, a cidade ainda apresenta outros atrativos turísticos como os casbás, construções feitas de barro, que contrastam com os vales, palmeIrais e oásis verdejantes. No local, há um museu cinematográfico, com a exposição de peças dos cenários e vestuários usados nos filmes rodados ali.



Erfoud

Arfoud ou Erfoud é conhecida como a cidade das tamareiras e está localizada em um extenso oásis, à beira do rio Ziz, a 60km ao norte das dunas de Merzou. Pode ser considerada a última cidade relevante do Marrocos antes da chegada ao deserto. As Guetnas, celebrações que ocorrem durante três dias em outubro, tem a tâmara com uma fruta sagrado e durante o evento são misturadas tradições simbólicas com entretenimento. Além disso, a cidade dispõe de uma excelente vista para o deserto rochoso, o Hamada, e alguns dos castelos da região. Também vale a pena visitar as fileiras de fósseis e o Palácio Real, embora a entrada em suas dependências seja proibida aos turistas.



Zagora

Zagora está localizada ao sul do Marrocos e possui clima desértico, com temperaturas médias máximas que podem chegar a 42°C nos meses mais quentes e 2°C nos mais frios. A cidade é conhecida por ser o ponto de partida para acampamento no deserto do Saara. No trajeto de Marrakech a Zagora, a chamada rota dos Kasah, o turista pode visitar algumas cidades históricas como Ksar Ait Ben Haddou Kasbah, formadas de construções típicas do norte da África, fabricadas com abobe, uma massa antitérmica feita de argila, estrume e palha. As construções são denominadas Kasbah e usadas como residência de famílias importantes, depósito de mantimentos e abrigo para as caravanas que cruzam o deserto.



Tinghir

Tinghir ou Tinerhir está situada no centro-leste de Marrocos, no meio do oásis do vale do rio Todra, o mais famoso do sudoeste do país em um planalto que separa o Alto Atlas do Jbel Saghro. Hoje, a cidade sobrevive de pequenas atividades artesanais, tais quais a serralharia, marcenaria e lapidaria, mas também do fluxo de turistas que passam por aquela região. Aproximadamente 48km de extensão da cidade são cobertos por palmeiras, que aos poucos substituem as tamareiras, que também são muito comuns naquele local.





CALENDÁRIO DE FESTAS E EVENTOS

MaioFesta das Rosas (Ouarzazate)
JunhoFestival Nacional de Folclore (Marrakech)
JunhoFestival das Cerejas de Sefrou (Fez)
OutubroFesta das Tâmaras (Erfoud)